Dia Mundial do Gato – 17 de Fevereiro

Dia Mundial do Gato – 17 de Fevereiro

O Dia Nundial dos Gatos é comemorado em 17 de fevereiro. Foi criado por uma instituição italiana para conscientizar sobre o número de gatos que precisam ser resgatados a cada ano. Os gatos nos lembram que quando você pensa que eles perderam o interesse em você, eles se voltam e derretem seus corações. Quando parece que eles estão muito ocupados olhando para os carros que passam, perseguindo ratos de náilon e enviando pequenas bolas multicoloridas para seus túmulos sob a geladeira, eles de alguma forma deixarão você saber que o mundo deles gira em torno de você. Apenas espere. Vai acontecer quando você menos esperar. Os gatos têm seu próprio horário.

HISTÓRIA DO DIA MUNDIAL DO GATO

Por iniciativa da International Fund for Animal Welfare o crédito por estabelecer o Dia Mundial do Gato em 2002. Sua missão declarada: “Ajudar a estimular o público a reconhecer o número de gatos que precisam ser resgatados a cada ano e também incentivar os amantes de gatos a celebrar o(s) gato(s) ) em suas vidas pelo amor e companheirismo incondicionais que nos concedem.”

Nós acreditamos categoricamente nela. Nós amammos todos os gatos – domésticos e selvagens – e nós certamente somos a favor disso.

A revista Science relata que a domesticação de gatos remonta a 12.000 anos. Isso engloba muitos brinquedos e ainda mais sonecas. O processo parece ter ocorrido no Oriente Médio – pense em Israel, Iraque e Líbano. A domesticação não aconteceu da noite para o dia. Os gatos não passaram de animais selvagens a animais de estimação que ronronam suavemente – apenas, mais ou menos, um dia.

De acordo com a National Geographic: “A análise de DNA sugere que os gatos viveram por milhares de anos ao lado dos humanos antes de serem domesticados. Durante esse tempo, seus genes mudaram pouco em relação aos dos gatos selvagens, além de pegar um ajuste recente: as listras e pontos distintivos do gato malhado”.

Outro estudo do estudioso da Universidade de Roma, Claudio Ottoni, revela que os antigos marinheiros traziam gatos para “ajudar a proteger os armazenamentos de alimentos a bordo, matando roedores. Isso permitiu que os gatos se espalhassem pelo mundo.”

Estamos felizes por eles se espalharem. Como os cães, que recebem todo o crédito por serem adoráveis, os gatos sentem tudo o que fazemos. Eles podem avaliar nossos humores e emoções – e agir de acordo. Eles também desistiram de muitos de seus desejos naturais de viver em casas e apartamentos. (Especialmente gatos internos.)

Reserve um momento no Dia Nacional do Gato para apreciar todo o amor que eles trazem. Sim, eles estão do lado distante, mas eles percorreram um longo caminho.

Quem somos

Rolar para cima