Viver sem açúcar
Viver sem açúcar é impossível, pois a glicose é uma das principais fontes de energia do nosso cérebro. É também a fonte de combustível preferida de nossas células em nosso corpo, e podemos obter todos os açúcares de que precisamos para a vida dos alimentos que ingerimos, incluindo carboidratos, vegetais e frutas.
O que temos que fazer de fato é reduzir a ingestão de açúcar , dando preferencia os açucares já presentes em alimentos naturais.
Redução de açúcar
Muitos adultos comem muito mais açúcar do que o necessário, portanto, reduzir a ingestão de açúcar adicionado é uma ideia saudável para a maioria das pessoas. Algumas pessoas podem querer dar um passo adiante e cortar completamente o açúcar de sua dieta.
A dieta sem açúcar ganhou popularidade à medida que as pessoas continuam procurando maneiras eficazes de viver uma vida saudável ou perder peso.
Para todos os benefícios para a saúde de uma dieta sem açúcar, no entanto, também há algumas coisas a considerar.
Neste artigo, explicamos oito dicas práticas para reduzir a ingestão de açúcar, bem como alguns dos riscos que você deve conhecer.
Por que cortar o açúcar ?
Muitos adultos comem muito mais açúcar do que as autoridades recomendam. Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), por exemplo, estimam que os adultos nos Estados Unidos obtêm cerca de 15% de suas calorias apenas com açúcares adicionados . Essa ingestão de açúcar nem inclui açúcares naturais, como os de produtos como frutas e leite.
O consumo excessivo de açúcar está relacionado a várias condições prejudiciais à saúde, incluindo:
obesidade e síndrome metabólica
doença cardíaca
Diabetes tipo 2
pressão alta
colesterol alto
inflamação crônica
doença hepática gordurosa não alcoólica
placa dentária e cáries
Reduzir a quantidade de açúcar na dieta pode ajudar uma pessoa a reduzir o risco dessas condições de saúde.
Substituir alimentos com alto teor de açúcar por opções saudáveis pode ajudar uma pessoa a obter todas as vitaminas e minerais essenciais sem as calorias adicionadas. Também pode ajudá-los a perder peso, se necessário.
Como cortar o açúcar
Aqui estão algumas estratégias simples que uma pessoa pode usar para ajudar a cortar o açúcar de sua dieta:
Vá devagar
Uma das coisas mais importantes a serem lembradas ao mudar a dieta é fazê-lo gradualmente. Passar de uma dieta cheia de açúcar para uma sem açúcar deve ser um processo lento.
Pode ajudar começar eliminando as fontes mais óbvias de açúcar. As pessoas podem facilmente evitar produtos assados, como bolos, muffins e brownies. A remoção de doces e bebidas açucaradas também é um excelente ponto de partida.
Uma pessoa também pode tentar reduzir a quantidade de açúcar e creme que adiciona ao café ou chá, chegando a não usar nenhum. Construir uma dieta sem açúcar pode ajudar uma pessoa a treinar novamente o paladar, o que significa que é menos provável que desejem o açúcar que falta.
Leia os rótulos dos produtos
Uma vez que uma pessoa conseguiu cortar o açúcar mais óbvio de sua dieta, ela pode voltar sua atenção para outros produtos que contenham açúcar. Ler os rótulos dos produtos pode ajudá-los a identificar os tipos de açúcares a serem evitados.
O açúcar tem muitos nomes e está em muitos xaropes e concentrados diferentes. Existem pelo menos 61 nomes diferentes para o açúcar nos rótulos dos alimentos. Os mais comuns incluem:
cana de açúcar
açúcar mascavo
xarope de milho ou xarope de milho rico em frutose
caldo de cana evaporado
açúcar invertido
açúcar de beterraba
malte de cevada
açúcar de coco
xarope de bordo
xarope de agave
xarope de arroz
concentrado de suco de maçã ou uva
Outros tipos de açúcar
As pessoas também devem estar cientes de que qualquer item em uma lista de ingredientes que termine com “-ose” também é um tipo de açúcar. Exemplos desses ingredientes incluem:
sacarose
glicose
dextrose
frutose
lactose
Evite açúcares artificiais
Açúcares artificiais são um assunto de controvérsia na indústria da dieta. Eles são muito mais doces que o açúcar, mas contêm poucas ou nenhuma caloria.
No entanto, comer açúcares artificiais pode levar o corpo a pensar que está realmente comendo açúcar. Isso pode intensificar os desejos de açúcar de uma pessoa, tornando mais difícil para ela manter uma dieta sem açúcar.
Por esse motivo, uma pessoa que segue uma dieta sem açúcar deve evitar açúcares artificiais, como:
açúcar branca
açúcar cristal
Dê preferencia em alimentos integrais
Uma pessoa que segue uma dieta sem açúcar também deve procurar comer alimentos integrais. Alimentos processados são mais propensos a conter ingredientes refinados ou açúcares adicionados.
As dietas que se concentram em alimentos integrais e completos incluem as seguintes opções:
vegetais
frutas
carnes magras, aves ou tofu
peixe
grãos integrais, não processados e leguminosas
nozes e sementes
Benefícios para a saúde
Eliminar os açúcares adicionados e manter uma dieta rica em alimentos integrais traz muitos benefícios para o corpo. Especificamente, reduzir a ingestão de açúcar e seguir uma dieta saudável pode ajudar as pessoas a:
perder peso e prevenir a obesidade, de acordo com um artigo de 2019 na revista Medical Clinics of North America
ter uma pele mais clara e reduzir o risco de câncer de pele , de acordo com uma revisão de 2014 em Revista de Dermatologia Clínica e Estética
evitar mudanças de humor, como um estudo de 2017 vinculou uma dieta rica em açúcar a mudanças nos estados de humor
reduzir a inflamação, de acordo com uma revisão de estudos de 2018 reduzir o risco de diabetes tipo 2 , pois o açúcar pode aumentar o risco de obesidade, o que pode levar ao diabetes tipo 2
Resumo
Em suma,as pessoas que desejam adotar um plano de dieta sem açúcar devem fazê-lo gradualmente.
Alternar o plano de dieta ou comer açúcar em ocasiões especiais pode ajudar algumas pessoas a lidar com a perda de doçura na dieta.
Cortar o açúcar é uma boa ideia para muitas pessoas, pois ajuda a reduzir o risco de várias condições e pode melhorar a saúde geral de uma pessoa.