Entendendo a Parapsicologia

Parapsicologia

Atividade Paranormal

A parapsicologia é um campo de estudo que investiga fenômenos paranormais ou “psíquicos”, incluindo supostas habilidades mentais, como telepatia e telecinesia. Os parapsicólogos têm como objetivo testar a existência e explorar a natureza das experiências e habilidades no reino paranormal.

Conteúdo

O que é parapsicologia?

Parapsicologia: fato e ficção
O que é parapsicologia?

A parapsicologia envolve o estudo de uma variedade de fenômenos psíquicos propostos por cientistas e acadêmicos, incluindo a busca por evidências de sua existência. Entre esses fenômenos estão:

Precognição : perceber informações do futuro, como em uma visão ou sonho
Clarividência : percebendo informações sobre locais distantes
Telepatia : comunicação mente-a-mente (sem o uso dos sentidos normais)
Percepção extra-sensorial (PES) : percepção que parece transcender os cinco sentidos, englobando os termos acima
Psicocinese ou telecinesia : manipulação de objetos com o poder da mente
Experiências fora do corpo (OBEs) (como perceber o próprio corpo de cima)
Aparições e assombrações
O que é psi?
Psi é um termo geral usado em parapsicologia para os fenômenos estudados pelo campo, incluindo os cognitivos, como a comunicação mente-a-mente, e também os físicos, como o movimento de um objeto com a mente.

Quando a parapsicologia começou?

Embora as idéias parapsicológicas tenham raízes históricas profundas, Joseph Banks Rhine foi descrito como o fundador da parapsicologia como uma atividade científica. Na década de 1930, ele e seus colegas da Duke University realizaram estudos de percepção extra-sensorial usando meios como adivinhar cartas e jogar dados para buscar evidências.

 

Super humanos- o que é clarividência ?

O que são fenômenos paranormais?

Parapsicologia: fato e ficção

Andrey_Popov / Shutterstock
Os críticos da parapsicologia citam a falta de evidências robustas da verdadeira atividade paranormal e a dificuldade de repetir descobertas aparentes. Eles também argumentam que os parapsicólogos não foram capazes de descartar todas as explicações naturais para os fenômenos que estudam.

Embora as demonstrações e noções históricas sobre fenômenos psíquicos muitas vezes tenham se mostrado falsas, os parapsicólogos contemporâneos têm procurado usar o método científico para testar suas hipóteses com evidências empíricas. No entanto, mesmo algumas das pesquisas mais importantes sobre fenômenos psíquicos aparentes foram contestadas devido a questões metodológicas.

Os psicólogos encontraram provas de PES?

Em 2011, um importante jornal de psicologia publicou um artigo que relatava evidências de precognição – incluindo fenômenos aparentemente impossíveis, como os participantes do estudo sendo mais propensos a “lembrar” de palavras que estudaram apenas após o fato. No entanto, outros cientistas lutaram para replicar essas descobertas, e alguns críticos sugerem que os estudos originais exemplificam como métodos insuficientemente cuidadosos podem produzir resultados enganosos .

Devo interpretar as coincidências?

Coincidências podem ser surpreendentes e instigantes – o termo “sincronicidade” tem sido usado para descrever eventos aparentemente significativos sem relação de causa e efeito aparente – há razões para duvidar das coincidências que refletem algo sobrenatural . Isso inclui a tendência das pessoas de buscar padrões e contar histórias coerentes sobre ocorrências potencialmente aleatórias.

Devo acreditar em médiuns?

Os paranormais não são parapsicólogos, mas as habilidades que supostamente têm – como ler a mente e se comunicar com os mortos – envolvem fenômenos semelhantes. Uma série de fatores psicológicos pode levar à crença errônea no poder de um médium , incluindo o viés de confirmação , a tendência de atender seletivamente a informações que confirmam uma crença pré-existente.

Como podemos explicar as experiências fora do corpo?

Alguns pesquisadores exploraram “experiências fora do corpo” e outros elementos de “experiências de quase morte ” como sinais potenciais de que a consciência pode existir fora do corpo e após a morte, mas outros propõem, em vez disso, que tais experiências resultam de anomalias no cérebro , como a falha em integrar informações sensoriais sobre a localização do corpo.

Existem explicações naturais para ver fantasmas?

Vários fatores podem ajudar a explicar encontros aparentes com fantasmas ou outros seres invisíveis. Eles incluem mudanças fisiológicas no cérebro devido ao estresse e uma tendência evoluída da mente humana de “detectar” atividades intencionais em situações ambíguas.

Fonte https://www.psychologytoday.com/intl/basics/parapsychology

Rolar para cima