Fantástico protótipo de motor a jato hipersônico que pode chegar a qualquer lugar da Terra em 2 horas

Jato hipersônico que pode chegar a qualquer lugar da Terra em 2 horas

Quando Concorde ( Um avião de passageiro supersônico) foi aposentado, os fabricantes de aeronaves colocaram o voo supersônico comercial em segundo plano. Apesar da inovação de motores mais rápidos tenha continuado, alguns problemas sérios com os motores de alta velocidade atrapalharam seu desenvolvimento. Portanto, em vez de aumentar o limite de velocidade, os cientistas se concentraram em melhorar a eficiência do combustível, reduzindo a pegada de carbono das aeronaves civis e aumentando a capacidade de passageiros. Agora, um grupo de cientistas de Pequim nunca desviou o olhar do alvo – eles acabaram de ultrapassar um marco importante.

Segundo os cientistas, seu motor a jato hipersônico recentemente desenvolvido tem uma velocidade máxima de Mach 16, ou 19.000 quilômetros por hora, e permanece estável quando testado em um túnel de vento. Conecte-o a um avião e você poderá chegar a qualquer lugar do mundo em duas horas. Seus resultados foram publicados no “Journal of Chinese Aeronautics”.

Os cientistas disseram que seu motor, chamado Sodramjet, representa um grande avanço na propulsão supersônica. “70 anos de exploração de propulsores hipersônicos mostraram que conceitos revolucionários exigem o desenvolvimento de motores respiratórios hipersônicos. O conceito de motor Sodramjet pode ser uma opção muito promissora e o trabalho apresentado aqui apóia fortemente essa ideia.”

Voô de avião movido a hidrogênio é bem sucedido na Grã-Bretanha

Sodramjet é baseado em uma tecnologia existente chamada ramjet, que vem se desenvolvendo desde que o inventor húngaro Albert Fonó usou unidades ramjet brutas para aumentar o alcance da artilharia. Motores a jato comuns usam compressores de pás de ventilador para comprimir parcialmente o ar da entrada de ar frontal e, em seguida, enviá-lo para a combustão, enquanto os ramjets dependem do movimento para a frente da aeronave para fornecer fluxo de ar comprimido e em movimento. velozes. O ramjet fez uma descoberta e produziu um ramjet de combustão supersônica (motor a jato supersônico). Ao contrário do ramjet, que desacelera o ar antes da combustão, ele faz com que o ar flua através do motor em velocidade supersônica.

Porém o scramjet tem algumas falhas fatais. A onda de choque gerada pelo ar supersônico pode extinguir o combustível em chamas. Você pode imaginar que parar o impulso do motor enquanto a aeronave está no ar pode tornar a direção muito desconfortável.

No entanto , Jiang Zonglin e seus colegas da Academia Chinesa de Ciências de Pequim se voltaram para o trabalho do engenheiro Richard Morrison em 1980. Ele acredita que a onda de choque gerada pelo ar supersônico pode absorver energia suficiente para reacender continuamente o motor e manter uma velocidade acima de Mach 15. Embora sua ideia nunca tenha sido aplicada comercialmente devido à falta de fundos e à ideia de escolher outras ideias, Jiang colocou a ideia em prática no Sodramjet, e o resultado é evidente.

Sodramjet permanece estável em velocidades hipersônicas e queima seu combustível de hidrogênio com mais eficiência conforme a velocidade aumenta. Seus resultados provaram que a onda de choque inerente ao motor hipersônico pode manter a combustão do motor de combustão interna, o que é consistente com a ideia de Morrison há quase 40 anos. Embora inacreditáveis, os motores Sodramjet ainda estão muitos anos longe de aeronaves comerciais. Além disso, ainda existem alguns problemas a serem resolvidos antes que o motor esteja totalmente operacional. A onda de choque da combustão de reignição pode suportar o empuxo, mas isso causará oscilações dentro do motor, afetando assim sua estabilidade. Além disso, o scramjet foi usado anteriormente para descrever velocidades dessa natureza em túneis de vento, mas não foi verificado em aviões, portanto, mais testes serão necessários antes que o motor possa ser usado comercialmente.

 

Fonte Poentetechnical

 

 

Rolar para cima