A nova espaçonave da NASA, a Exploração Interior usando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor (‘InSight’), aterrissou recentemente em Marte. © NASA
A nova ferramenta da NASA – a Exploração Interior usando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor – também conhecida como ‘InSight’ aterrissou em Marte em 26 de novembro.
Em 1º de dezembro, os sensores InSight capturaram um estrondo baixo e assustador causado por vibrações do vento, estimadas em um sopro entre 16 a 24 km / h. Os ventos eram consistentes com a direção das faixas de poeira do diabo na área de pouso, que foram observadas em órbita, relata a NASA.
O que é ainda mais empolgante com a fascinante descoberta do InSight é que a equipe da NASA nem estava planejando capturar o vento inédito.
Capturar esse áudio foi um tratamento não planejado”, disse o investigador principal da InSight, Bruce Banerdt. “Mas uma das coisas a que nossa missão se dedica é medir o movimento em Marte e, naturalmente, isso inclui o movimento causado pelas ondas sonoras.”
As vibrações do vento foram detectadas por dois sensores sensíveis na espaçonave InSight: um sensor de pressão do ar dentro da sonda e um sismômetro sentado no convés da sonda.