Nunca ignore esses sinais precoces de doença hepáticas
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hematologia (SBH), cerca de 30 mil pessoas morrem a cada ano por doenças hepáticas, mas muitos adultos sentem falta dos sintomas. A doença pode passar despercebida por um longo tempo, o que pode dificultar o tratamento. Aqui estão os sinais predominantes de que algo não está certo no seu fígado. Você consegue identificar o sintoma mais comumente esquecido ?
1. Coceira
Você está coçando sem parar, mas não consegue encontrar uma causa? Pode ser uma doença hepática e, infelizmente, a coceira não pára até você tratar a condição principal. Esse sintoma geralmente ocorre após o desenvolvimento de outros sinais.
2. Mau hálito
Causa: Quando as toxinas se acumulam nos pulmões, cria um cheiro podre que você exala.
O mau hálito conhecido como halitose é diferente do hálito relacionado à doença hepática. Chamado fetor hepaticus, esse tipo de respiração indica que seu fígado não está filtrando toxinas dos pulmões.
3. Novas alergias
Causa: Quando o fígado tem problemas para remover toxinas do sangue, o sistema imunológico entra em ação, causando uma reação alérgica.
Uma alergia é a resposta do seu corpo a algo que considera prejudicial. Se você tem alergias e não é estação de alergia, seu fígado pode ser o culpado.
4. Veias inchadas
Causa: A doença hepática crônica aumenta o estrogênio em seu sistema, o que causa crises dessas veias.
Conhecidos como angiomas de aranha, geralmente não são preocupantes. Isso os torna fáceis de ignorar como um sinal de doença hepática. Ainda assim, é um sintoma comum daqueles com doença hepática decorrente do abuso de álcool.
5. Contusões ou sangramentos incomuns
Causa: quando o fígado está com problemas, diminui a produção de plaquetas, necessária para a coagulação adequada.
Contusões ou sangramentos incomuns que não coagulam bem são sinais de danos no fígado. Além disso, as pessoas com doença hepática são mais propensas a desenvolver um distúrbio sanguíneo, o que pode causar problemas com hematomas e coagulação.
6. Confusão ou esquecimento
Causa: A encefalopatia hepática faz com que as toxinas acumuladas viajem para o cérebro, causando alterações de humor, esquecimento e confusão.
A maioria das pessoas associa confusão ou esquecimento à demência. No entanto, se você já foi esperto e não consegue se lembrar muito, pode ter encefalopatia hepática.
Próximo: Uma preocupação “particular” que você precisa compartilhar com seu médico.
7. fezes incomuns
Causa: Um sinal importante de doença hepática são as fezes irregulares, apresentando-se como constipação, alteração de cor ou síndrome do intestino irritável.
A constipação é um sintoma comum de muitas doenças, mas é um grande sinal de doença hepática. Qualquer alteração nas fezes é um bom motivo para visitar o médico.
8. olheiras
Causa: olheiras escuras e outros problemas oculares podem indicar doença hepática.
Olheiras sob os olhos geralmente sinalizam cansaço. Mas eles também podem ser um sinal de lesão hepática. Se as olheiras escuras e inchadas são o único sintoma, pode não ser doença hepática. Mas se você tiver sintomas adicionais, como olhos amarelados ou náusea sem causa atribuível, pode ser um problema no fígado.
9. Inchaço
Causa: um fígado com dificuldade não pode regular bem os processos circulatórios, de modo que o líquido se acumula naturalmente na parte inferior do corpo (devido à gravidade).
Quando seu fígado não está funcionando corretamente, você tende a reter líquidos, especificamente nos pés e tornozelos. Se você notar inchaço nos membros inferiores, converse com seu médico imediatamente.
Anti-inflamatórios podem agravar Covid-19, recomenda a França
10. Náusea e falta de apetite
Causa: À medida que a doença hepática progride, você pode perder o apetite e o peso rapidamente.
Normalmente, esse é um sinal mais avançado de doença hepática, mas ainda pode aparecer a qualquer momento. Você não apenas sente falta de apetite, mas também se sente enjoado. A náusea é um sintoma de muitas doenças; portanto, converse com seu médico.
Fonte de pesquisa : https://www.cheatsheet.com/