hecker

Nunca ignore esses sinais precoces de doença hepáticas

Nunca ignore esses sinais precoces de doença hepáticas

 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hematologia (SBH), cerca de 30 mil pessoas morrem a cada ano por doenças hepáticas, mas muitos adultos sentem falta dos sintomas. A doença pode passar despercebida por um longo tempo, o que pode dificultar o tratamento. Aqui estão os sinais predominantes de que algo não está certo no seu fígado. Você consegue identificar o sintoma mais comumente esquecido ?

 

1. Coceira

 

Você está coçando sem parar, mas não consegue encontrar uma causa? Pode ser uma doença hepática e, infelizmente, a coceira não pára até você tratar a condição principal. Esse sintoma geralmente ocorre após o desenvolvimento de outros sinais.

 

2. Mau hálito

Causa: Quando as toxinas se acumulam nos pulmões, cria um cheiro podre que você exala.
O mau hálito conhecido como halitose é diferente do hálito relacionado à doença hepática. Chamado fetor hepaticus, esse tipo de respiração indica que seu fígado não está filtrando toxinas dos pulmões.

3. Novas alergias

 

Causa: Quando o fígado tem problemas para remover toxinas do sangue, o sistema imunológico entra em ação, causando uma reação alérgica.
Uma alergia é a resposta do seu corpo a algo que considera prejudicial. Se você tem alergias e não é estação de alergia, seu fígado pode ser o culpado.

 

4. Veias inchadas

Causa: A doença hepática crônica aumenta o estrogênio em seu sistema, o que causa crises dessas veias.
Conhecidos como angiomas de aranha, geralmente não são preocupantes. Isso os torna fáceis de ignorar como um sinal de doença hepática. Ainda assim, é um sintoma comum daqueles com doença hepática decorrente do abuso de álcool.

 

5. Contusões ou sangramentos incomuns

 

Causa: quando o fígado está com problemas, diminui a produção de plaquetas, necessária para a coagulação adequada.
Contusões ou sangramentos incomuns que não coagulam bem são sinais de danos no fígado. Além disso, as pessoas com doença hepática são mais propensas a desenvolver um distúrbio sanguíneo, o que pode causar problemas com hematomas e coagulação.

6. Confusão ou esquecimento

Causa: A encefalopatia hepática faz com que as toxinas acumuladas viajem para o cérebro, causando alterações de humor, esquecimento e confusão.
A maioria das pessoas associa confusão ou esquecimento à demência. No entanto, se você já foi esperto e não consegue se lembrar muito, pode ter encefalopatia hepática.

Próximo: Uma preocupação “particular” que você precisa compartilhar com seu médico.

 

7. fezes incomuns

Causa: Um sinal importante de doença hepática são as fezes irregulares, apresentando-se como constipação, alteração de cor ou síndrome do intestino irritável.
A constipação é um sintoma comum de muitas doenças, mas é um grande sinal de doença hepática. Qualquer alteração nas fezes é um bom motivo para visitar o médico.

8.  olheiras

Causa: olheiras escuras e outros problemas oculares podem indicar doença hepática.
Olheiras sob os olhos geralmente sinalizam cansaço. Mas eles também podem ser um sinal de lesão hepática. Se as olheiras escuras e inchadas são o único sintoma, pode não ser doença hepática. Mas se você tiver sintomas adicionais, como olhos amarelados ou náusea sem causa atribuível, pode ser um problema no fígado.

9. Inchaço

Causa: um fígado com dificuldade não pode regular bem os processos circulatórios, de modo que o líquido se acumula naturalmente na parte inferior do corpo (devido à gravidade).
Quando seu fígado não está funcionando corretamente, você tende a reter líquidos, especificamente nos pés e tornozelos. Se você notar inchaço nos membros inferiores, converse com seu médico imediatamente.

 

10. Náusea e falta de apetite

Causa: À medida que a doença hepática progride, você pode perder o apetite e o peso rapidamente.
Normalmente, esse é um sinal mais avançado de doença hepática, mas ainda pode aparecer a qualquer momento. Você não apenas sente falta de apetite, mas também se sente enjoado. A náusea é um sintoma de muitas doenças; portanto, converse com seu médico.

Fonte de pesquisa : https://www.cheatsheet.com/