O Vale do Hunza – Onde as pessoas não parecem envelhecer
O Vale do Hunza é um vale fértil que sustenta a agricultura e fornece isolamento do resto do mundo, e também está localizado em uma altitude muito elevada. A região, com seu cenário de tirar o fôlego durante todo o ano e hospitalidade inigualável, era um destino popular e fora da rede para os mochileiros americanos e europeus na década de 1990, mas as consequências de 11 de setembro praticamente eliminaram o turismo. Hoje, é uma espécie de ambiente idílico e utópico. Na verdade, alguns dizem que o Vale do Hunza é a base para Shangri La no romance de 1933 “Horizonte Perdido”.
Quanto tempo o Hunza vive?
Ninguém sabe ao certo quanto tempo vive o povo Hunza. Os médicos examinaram o Hunza e deram seus melhores palpites sobre a idade das pessoas. Sem focar muito na idade máxima documentada, o fato realmente extraordinário é que todos os relatos da Hunza mencionam que a população idosa está em forma, cheia de vitalidade e praticamente livre de doenças, o que ainda é verdade até hoje. Mas muitos chegam a fantástica idade de 120 anos .
Como eles se mantêm livres de doenças
Em suma, exercício. O ambiente em que vivem os Hunza é montanhoso e possui terrenos extremamente acidentados. As aldeias são incrivelmente isoladas e construídas na encosta; algumas aldeias têm mais de 1.000 anos. O povo Hunza não tem escolha a não ser navegar pelas passagens acidentadas e cristas íngremes.
As terras cultiváveis também nem sempre estão localizadas diretamente ao lado da casa. Algumas pastagens ficam a duas horas de caminhada da aldeia. Dizem que os Hunza são mais corajosos do que o famoso povo sherpa da região do Himalaia.
A dieta deles
Hunzas consomem uma dieta baseada principalmente em vegetais, comidos crus. Por estarem tão isolados, os Hunza não têm acesso a uma grande quantidade de combustível para cozinhar alimentos, nem há muitos animais disponíveis para comer, então plantam o que podem e colhem o resto. Damascos, cerejas, uvas, ameixas e pêssegos são todos cultivados pelos Hunza. Eles também comem muitos grãos – trigo, cevada e milho – e chapati, seu pão de cada dia.