Os efeitos colaterais do minoxidil
Por SINGLECARE TEAM | 14 DE MAIO DE 2020
Revisado clinicamente por KAREN BERGER, PHARM.D.
Você provavelmente já ouviu falar do minoxidil, comumente conhecido por sua marca: Rogaine. Este produto tópico está disponível sem receita para tratar a calvície de padrão masculino. Rogaine contém 2% a 5% de minoxidil e é freqüentemente usado para tratar a calvície ou queda de cabelo em homens e mulheres.
O que você talvez não saiba é que o minoxidil também pode tratar a pressão alta (hipertensão). Na forma de comprimido, é um medicamento vasodilatador que ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem para aumentar o fluxo sanguíneo por todo o corpo. O minoxidil oral só está disponível mediante receita médica. Loniten, minoxidil de marca, não é mais vendido; apenas o minoxidil geral está atualmente disponível para hipertensão.
Para muitas pessoas, o minoxidil restaura a confiança por meio do crescimento do cabelo. Ou normaliza teimosamente os níveis de pressão alta, mas a recompensa traz riscos possíveis.
Efeitos colaterais comuns do minoxidil
O efeito colateral mais comum do minoxidil tópico é a dor no local de aplicação, como secura, coceira, ardência, descamação, descamação ou vermelhidão. Não use Rogaine se seu couro cabeludo já estiver irritado, ou se você tiver uma erupção ou queimadura de sol no couro cabeludo. Além disso, podem ocorrer alterações na textura ou cor dos pelos corporais. Alguns indivíduos experimentam pouca ou nenhuma reação adversa ao minoxidil tópico, enquanto outros são mais sensíveis.
Os efeitos colaterais do minoxidil oral incluem dor de cabeça, náuseas ou vômitos.
Esses efeitos colaterais podem ser temporários e desaparecer naturalmente assim que seu corpo se ajustar à medicação. A maioria dos efeitos colaterais do minoxidil desaparece quando você para de usar o produto.
Efeitos colaterais graves do minoxidil
O minoxidil pode causar efeitos colaterais graves ou de longo prazo. É raro, mas sua pele pode absorver minoxidil. Pare de usar minoxidil se sentir algum dos seguintes efeitos colaterais:
Tontura
Rubor
Arritmia cardíaca
Desmaio
Fadiga
Dificuldade em respirar quando deitado
Inchaço nas mãos ou pés
Ganho de peso incomum (rápido)
Crescimento indesejado de pelos faciais ou corporais
Como vasodilatador, o minoxidil causa um aumento no suprimento de sangue, o que também pode aumentar a frequência cardíaca. Os profissionais de saúde podem aconselhar as pessoas com problemas cardíacos pré-existentes a não usar produtos que contenham minoxidil, porque ele pode aumentar a frequência cardíaca e causar dores no peito, sinalizando insuficiência cardíaca. Se você tiver problemas cardíacos, consulte seu médico antes de usar o minoxidil.
Advertências de minoxidil
A Food and Drug Administration (FDA) atribuiu ao minoxidil uma caixa preta de advertência para efeitos colaterais graves. Isso alerta os pacientes e profissionais de saúde sobre os danos potenciais ao usar este medicamento. Consulte seu médico antes de tomar novos medicamentos se você tiver doença renal, doença cardíaca ou uma doença cardíaca pré-existente. Nesses casos, usar minoxidil pode não ser a escolha certa para você.
Indivíduos com menos de 18 anos não devem usar produtos de minoxidil como Rogaine. Idosos que usam minoxidil podem apresentar aumento da sensibilidade ao frio.
A solução tópica de minoxidil deve apresentar um fator de baixo risco para lactentes. No entanto, mulheres grávidas ou amamentando devem procurar aconselhamento médico profissional antes de usar produtos tópicos de minoxidil como Rogaine. Uma pequena quantidade de solução de minoxidil pode passar pelo leite materno da mãe para o bebê. Quanto ao minoxidil oral tomado para hipertensão, consulte seu médico se você estiver grávida, pois não foi testado em mulheres grávidas. O minoxidil oral não deve ser usado se você estiver amamentando.
Interações de minoxidil
O minoxidil tópico (Rogaine genérico) não tem interações medicamentosas conhecidas. No entanto, você deve evitar o uso de outros produtos para a pele – especialmente aqueles que contêm álcool – na mesma área em que aplica o minoxidil, a menos que aprovado por um profissional de saúde. Você pode usar tinturas de cabelo, relaxantes e permanentes, mas lave o couro cabeludo antes de aplicar o tratamento capilar. Além disso, você não deve usar minoxidil 24 horas antes ou depois do tratamento capilar.
O minoxidil oral (Loniten genérico) pode interagir com o medicamento para pressão arterial denominado guanetidina e causar hipotensão ortostática. Este tipo de pressão arterial baixa ocorre ao levantar-se depois de se sentar ou deitar. Suspenda a guanetidina antes de tomar minoxidil. Seu médico irá aconselhá-lo quando parar a guanetidina e quando começar o minoxidil.
Você pode beber álcool enquanto usa minoxidil?
O minoxidil oral pode ter uma interação medicamentosa adversa com o álcool, causando uma diminuição da pressão arterial. Mas o minoxidil tópico não reage significativamente com o uso de álcool. No entanto, o álcool pode ressecar a pele, o que pode irritar o couro cabeludo ao usar produtos tópicos de minoxidil.
Devo tomar finasterida ao usar minoxidil?
Estudos indicam que é seguro tomar finasterida enquanto usa minoxidil. Originalmente projetado para tratar o aumento da próstata (hiperplasia benigna da próstata ou BPH), a finasterida é um medicamento de prescrição oral que pode aumentar o crescimento do cabelo. As marcas da finasterida incluem Proscar (finasterida 5 mg) e Propecia (finasterida 1 mg). Proscar é indicado apenas para HPB masculina, mas às vezes é prescrito off-label para crescimento de cabelo. Propecia trata a queda de cabelo de padrão masculino.
Nem o Proscar nem o Propecia são indicados para uso em mulheres, embora às vezes os medicamentos possam ser prescritos off-label para mulheres que já passaram da idade fértil. É importante observar que a finasterida pode causar anormalidades fetais em fetos masculinos. Mulheres grávidas ou em idade fértil não devem tomar Proscar ou Propecia e devem evitar manusear comprimidos esmagados ou partidos.
Alguns produtos de finasterida podem afetar a contagem de esperma, enquanto o minoxidil não.
Como evitar os efeitos colaterais do minoxidil
Para evitar os efeitos colaterais de Rogaine, use-o conforme as instruções. O crescimento do cabelo pode ser um processo naturalmente lento. Os resultados visíveis podem ser notados em oito semanas, mas também podem demorar até quatro meses para ver uma diferença no crescimento do cabelo. A queda de cabelo (queda) pode ocorrer no início, pois o cabelo novo empurra os mais velhos, mas se a queda persistir, suspenda o uso do produto.
Cada produto possui um conjunto específico de instruções para aquela fórmula. A maioria das pessoas aplica a medicação duas vezes ao dia; alguns requerem um mínimo de aplicação de uma hora, embora possam até ser usados durante a noite. Se você esquecer de uma dose, aplique a dose esquecida o mais rápido possível. Se a hora de aplicação da próxima dose estiver próxima, espere e aplique o medicamento. Não duplique as doses.
Rogaine tem uma vida útil de dois a três anos, dependendo da fórmula. Mantenha o produto em condições de temperatura ambiente de 68 a 77 graus Fahrenheit. As altas temperaturas podem fazer com que o produto perca eficácia. Além disso, o produto pode ser inflamável e deve ser descartado após a data de validade.
Como evitar os efeitos colaterais do minoxidil oral
O minoxidil oral geralmente é prescrito com um diurético e um beta-bloqueador. O inchaço é um dos possíveis efeitos adversos do minoxidil, mas uma pílula diurética prescrita pode ajudar a reduzir os líquidos indesejados. Seu médico provavelmente irá prescrever esses medicamentos juntos. Suas mãos, pés, tornozelos, estômago ou rosto podem inchar como resultado da retenção de sal e água causada ao tomar minoxidil. A retenção de água pode causar um ganho repentino de peso de cinco libras ou mais. O excesso de fluidos no corpo pode ser prejudicial e levar à insuficiência cardíaca congestiva se tratado incorretamente.
Além de uma pílula diurética, seu médico provavelmente irá prescrever um medicamento bloqueador beta-adrenérgico. Como o minoxidil pode aumentar a frequência cardíaca, um betabloqueador pode baixar a pressão arterial ao bloquear a epinefrina (adrenalina). Procure atendimento médico imediatamente se estiver tomando minoxidil e sentir dores no peito ou dificuldade para respirar.
O minoxidil realmente funciona?
O minoxidil oral é particularmente eficaz para pacientes hipertensos que experimentaram outros regimes de medicamentos (dose máxima de um diurético mais dois outros medicamentos anti-hipertensivos) que não tiveram sucesso. Tomar minoxidil com um diurético e bloqueador beta pode limitar os efeitos colaterais do minoxidil. Seus benefícios geralmente superam seus riscos.
O minoxidil tópico usado para o crescimento do cabelo está clinicamente comprovado para funcionar. Os vasos sanguíneos do couro cabeludo se abrem, permitindo que os nutrientes cheguem aos folículos capilares. O minoxidil atua no tratamento da queda de cabelo hereditária, que é devido à hereditariedade, hormônios e idade. O minoxidil pode não ser suficiente para certos tipos de queda de cabelo, como queda de cabelo de uma doença auto-imune como o lúpus, ou queda de cabelo por quimioterapia, gravidez ou menopausa.
Muitas pessoas perguntam se Rogaine é um bloqueador da diidrotestosterona (DHT). DHT é um hormônio associado à calvície de padrão masculino, mas Rogaine não afeta o DHT. Rogaine trabalha para rejuvenescer a saúde do folículo capilar para que novos cabelos possam crescer.
Rogaine é mais eficaz na queda de cabelo a longo prazo do que na queda repentina de cabelo. Embora o crescimento do cabelo seja perceptível dentro de quatro meses de uso do produto, os benefícios deste produto cessarão quando você parar de usá-lo. Você deve usar o produto continuamente para manter o crescimento do cabelo.
“A maioria das pessoas experimenta queda de cabelo ao iniciar e interromper o minoxidil e com o uso inconsistente”, diz Susan Bard, MD, dermatologista credenciada na Vive Dermatology em Brooklyn, Nova York. “Recomenda-se que os pacientes não iniciem e reiniciem o minoxidil abruptamente e que o usem de forma consistente para evitar a eliminação”.
Toda matéria é uma tradução do artigo da KAREN BERGER, PHARM.D. Consulte o seu médico .