O Dia do Engenheiro é comemorado no Brasil no dia 11 de dezembro de cada ano. A data é uma homenagem aos profissionais de engenharia que, de acordo com suas especializações (incluindo engenharia civil, engenharia agrícola, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia química, para citar alguns), o campo abrange vários tipos.
O Dia do Engenheiro originou-se do Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e aprova oficialmente as profissões dos engenheiros, arquitetos e agrimensores brasileiros.
Lembro que um dia eu li que idealistas, poetas e visionários são inspirados por Deus para “projetar” produtos revolucionários, mas a tarefa de torná-los realidade e fazê-los funcionar depende do engenheiro. Portanto, se a engenharia foi valorizada na antiguidade, imagine hoje. Em pesquisa recente, as competências desses profissionais estão entre as mais buscadas do mercado. Análise e visão estratégica, juntamente com capacidade de rápida tomada de decisão e solução de problemas, permitem aos engenheiros ocupar os mais altos cargos administrativos no Brasil e no mundo (seja no setor público, privado ou empresas multinacionais). Para o Dia dos Engenheiros em 11 de dezembro, esta é uma conquista importante – um ano em que a pandemia estagnou o mundo, mas a engenharia estagnou. Porque esses profissionais não conseguem ficar parados.
Engenheiros multifuncionais, multifuncionais e multifuncionais trabalham em vários departamentos, incluindo a linha de frente contra a Covid-19, e muitas vezes arriscam suas vidas e a presença de profissionais médicos. Na verdade, muitos avanços na tecnologia médica são atribuídos ao trabalho realizado por engenheiros ao projetar e fabricar equipamentos que ajudam a salvar vidas e a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Profissionais de engenharia pesquisam soluções para o bem-estar das pessoas, realizam experimentos em laboratórios, constroem hospitais e constroem protótipos, orientam a equipe no uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), planejam e ajudam a projetar um mundo melhor com originalidade e racionalidade Lógica, pensamento crítico e objetividade são as características de sua formação.