Largados e pelados – O desafio de viver pelado

O desafio de viver pelado

Largados e pelados é um sucesso na Discovery, onde um casal são deixados em um lugar selvagem sem comida e água durante 21 dias. A maioria dos participantes acham desafiador estar pelado com alguém desconhecido, pois sem dúvida é um tabu para nossa sociedade, afinal de contas deixamos de viver pelados há milênios. No entanto, ter vergonha de exibir seu corpo como veio ao mundo para a outra pessoa não é o problema, roupas são como uma segunda camada de pele do nosso corpo, nos protege de insetos, espinhos e o mais importante, do clima ,tanto para dias quentes e também do frio.

Largados e pelados - O desafio de viver pelado
Largados e pelados – O desafio de viver pelado

Quando os humanos começaram a usar roupas ?

Para expandir para o interior frio da Europa e da Ásia, nossos ancestrais precisavam se manter aquecidos. A evidência mais antiga possível de roupas em humanos antigos são ferramentas de pedra encontradas em sítios arqueológicos como Gran Dolina nas montanhas espanholas de Atapuerca (associadas ao Homo antecessor e datadas de cerca de 780.000 anos atrás), ou em Schöningen na Alemanha ( Homo heidelbergensis , cerca de 400.000 anos atrás), que pode ter sido usado para preparar peles de animais.

Vemos evidências mais claras dos neandertais, que viveram até 400.000 anos atrás: o padrão de musculatura nos braços neandertais sugere que eles habitualmente realizavam tarefas como preparação de couro. Apesar de ter corpos mais adaptados ao frio do que os nossos, um estudo de 2012 estimou que os neandertais podem precisar cobrir até 80% de seus corpos para sobreviver aos invernos rigorosos.

Nos humanos modernos ( Homo sapiens ), a adoção de roupas pode ter deixado seus traços em alguns cabides: um estudo de 2011 sugeriu que os piolhos da roupa começaram a divergir geneticamente dos piolhos humanos por volta de 170.000 anos atrás, propondo uma data para quando começou a usar roupas.

As roupas usadas por nós Homo sapiens eram diferentes diferente de todos

Durante o inverno, provavelmente precisávamos cobrir até 90% do corpo, e pode ser por isso que desenvolvemos roupas de aparência mais moderna do que as capas de pele que os neandertais supostamente usavam. Por volta de 40.000 anos atrás, usávamos agulhas e furadores, feitos de osso e pedra, para criar roupas costuradas e ajustadas para nos manter aquecidos.

Quem somos

Rolar para cima