O frio veio com tudo
Jeff e Steven trabalham para reforçar o seu abrigo , pois o inverno chegou no pântano e com isso as coisas ficaram muito mais difíceis . A pesca praticamente deixou de ser a principal fonte de alimento para os integrantes do desafio colocando risco o sucesso do desafio de sessenta dias.
A tribo selvagem constituída pelos integrantes Ryan, Rylie , Matt ainda não acostumaram com seus vizinhos barulhentos, mas mesmo assim tentam lidar tudo pacificamente . O abrigo deles é o mais preparado para o inverno , no entanto com a diminuição dos recursos eles pensam seriamente mudar de lugar afim de encontrar mais recursos .
Rylie faz as pazes com sigo mesma
Mesmo com a diminuição da pesca Ryan e Matt conseguem pescar um bagre de bom tamanho os vizinhos Jeff e Steven plea primeira vez ficam quietos e observam a sorte de seus vizinhos. Graças a bondade de Rylie ela decide repartir um bom pedaço do peixe para seus vizinhos fazendo as pazes com sigo mesma tirando a má impressão que Jeff deixou no desafio anterior onde ele se mostrou ser uma pessoa muito egoísta.
A liberdade do Ogro
Ej se sente preso e limitado por causa dos pontos de seu último acidente que teve no pântano. Com o inverno e a escassez de alimentos e a perda de Gary a tribo resolve fazer um barco com um tronco de árvore queimando a caule aos poucos , um processo lento , mas vai poupar um tempo preciosos em busca de lugares com mais recursos. Durante o trabalho Max começa a ter sinais de depressão com a perda de seu amigo Gary e trabalhar na construção da barca fica cada vez mais difícil para ele. Ej vendo Max caindo com sua depressão começa a ficar preocupado ,pois sem a ajuda de Max e seus ferimentos a conclusão do trabalho fica quase impossível. Finalmente a médica que estava tratando dos ferimentos de Ej chega ao acampamento para tirars seus pontos . Ej comemora para ele o Ogro que habita dentro dele está livre novamente.