d
Um vago conjunto de propostas de uma organização influente foi transformado por teóricos da conspiração online em um poderoso grito de guerra viral. Qual é a verdade por trás do “Grande Reset Nundial”?
Os crentes contam contos sombrios sobre um governo mundial socialista autoritário dirigido por capitalistas e políticos poderosos – uma conspiração secreta que está transmitindo seu plano ao redor do mundo.
Apesar de todas as contradições na última frase, milhares online aderiram a esta última reimaginação de uma velha teoria da conspiração – atualizada para a era de Covid.
Onde isso começou?
Como muitas teorias de conspiração populares, esta começa com um pequeno fato.
Em junho de 2020, o Príncipe de Gales e o chefe da cúpula anual de Davos lançaram uma iniciativa pedindo que a pandemia fosse vista como uma chance para o que eles chamaram de uma Grande Reinicialização da economia global.
Um vídeo de lançamento chamativo intercalou imagens de um mundo em caos – uma baleia assassina morta, um furacão, um canguru pegado em um incêndio – com um discurso do príncipe Charles.
“Temos uma oportunidade incrível de criar indústrias sustentáveis inteiramente novas”, disse o príncipe. “A hora de agir é agora.”
O outro fundador da iniciativa é o Prof Klaus Schwab, chefe do Fórum Econômico Mundial (WEF), que organiza um encontro anual em um resort de esqui suíço para algumas das pessoas mais ricas e poderosas do mundo.
Ele explicou a ideia por trás do Great Reset em um artigo que acompanha o lançamento:
“A pandemia representa uma rara mas estreita janela de oportunidade para refletir, reimaginar e redefinir nosso mundo para criar um futuro mais saudável, justo e próspero.”
Há um podcast Grande Reset e até um livro de 280 páginas . Mas o plano é leve em detalhes específicos.
O professor Schwab fala sobre um “imposto sobre a riqueza” e o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis. Mas o escopo é enorme – cobrindo tecnologia, mudança climática, o futuro do trabalho, segurança internacional e outros temas – e é difícil ver precisamente o que a Grande Reinicialização pode significar na prática.
Quando será o Reset mundial ?
Segundo os especialistas o Grande Reset já teve inicio em 2020 e vai agravar nos anos seguintes. Outros dizem que para isso acontecer dependerá o quanto dessas noticias irão invadir o subconscientes das pessoas, caso elas tomem uma atitude positiva não teremos esse apocalipse idealizado pelos metas capitalistas . Então tome uma atitude positiva e não deixe essas teorias subirem para sua cabeça.
Essa falta de clareza, combinada com o plano sendo lançado por uma organização influente, forneceu um terreno fértil para o crescimento das teorias da conspiração.
Nasce uma teoria da conspiração
As propostas, junto com o próprio WEF, enfrentam críticas legítimas de uma variedade de fontes. Figuras políticas conservadoras e meios de comunicação acusam a organização de pressionar por políticas ambientais que prejudicariam a economia.
Há dúvidas sobre se indivíduos não eleitos como Schwab deveriam ter o poder de fazer lobby de forma tão proeminente por ideias que poderiam transformar a economia global. A reunião de Davos certamente está repleta de pessoas poderosas que têm uma grande influência nos eventos mundiais. Também existem preocupações sobre o impacto da tecnologia sobre as liberdades civis e empregos.
Mas a verdadeira energia online não é sobre questões políticas legítimas – discussões sobre combustíveis fósseis e igualdade de renda – mas na forma de afirmações selvagens e sem fundamento.
O termo “Great Reset” recebeu mais de oito milhões de interações no Facebook e foi compartilhado quase dois milhões de vezes no Twitter desde que a iniciativa foi lançada, de acordo com a pesquisa da BBC Monitoring.
Entre as postagens mais populares estão declarações infundadas de que o Grande Reset é uma parte estratégica de uma grande conspiração da elite global, que de alguma forma planejou e administrou a pandemia Covid-19.
Nessa narrativa, as restrições de bloqueio foram introduzidas não para conter a propagação do vírus, mas para provocar deliberadamente o colapso econômico e um governo mundial socialista, embora dirigido para o benefício de capitalistas poderosos.
A nebulosidade dessa teoria da conspiração significa que ela encontrou seguidores entre ativistas antivacinas, ativistas anti-lockdown, curandeiros da nova era e aqueles da direita e da extrema esquerda.
Uma ‘grande reinicialização’ está chegando … mas não para o capitalismo
O Grande Reset é o meu termo para eventos climáticos que resolvem nossa sobrecarga de dívida global enquanto, ao mesmo tempo, lida com crescimento econômico lento, alto desemprego e agitação social.
Falei sobre esse conceito por muitos anos. Eu esperava que isso acontecesse depois que atingíssemos o muro da dívida, provavelmente no final da década de 2020. Mas, como muitas outras coisas que foram aceleradas pelos eventos atuais, esse tipo de Grande Redefinição está chegando ainda mais cedo.
Mais recentemente, outros começaram a usar esse termo para seus próprios fins. O Fórum Econômico Mundial vê a pandemia do coronavírus como uma oportunidade para redefinir completamente o capitalismo .
“Os bloqueios da COVID-19 podem estar diminuindo gradualmente, mas a ansiedade sobre as perspectivas sociais e econômicas do mundo está apenas se intensificando. Há um bom motivo para se preocupar: uma forte desaceleração econômica já começou e podemos estar enfrentando a pior depressão desde os anos 1930. Mas, embora esse resultado seja provável, não é inevitável.
“Para alcançar um resultado melhor, o mundo deve agir em conjunto e rapidamente para renovar todos os aspectos de nossas sociedades e economias, desde a educação até os contratos sociais e as condições de trabalho. Todos os países, dos Estados Unidos à China, devem participar, e todos os setores, de petróleo e gás para tecnologia, deve ser transformado.
Em suma, precisamos de uma ‘Grande Reinicialização’ do capitalismo.”
O WEF chama esse esforço de “Grande Iniciativa de Redefinição”.
Só para constar, acho que muito do que eles propõem tornará a versão que vejo ainda pior.
Concordo que o capitalismo saiu do caminho e precisa de alguns ajustes, não apenas pequenos. O atual pântano de capitalismo de compadrio e lobby por favores especiais do governo é abominável.
Mas “renovar todos os aspectos de nossas sociedades e economias” soa ameaçador. Especialmente vindo do WEF – as pessoas que nominalmente dirigem a economia global.
Além disso, o que eles realmente propõem é que talvez paguem um pouco mais em impostos, enquanto os que estão mais abaixo na cadeia alimentar arcam com o fardo da mudança.
Quando você começa a falar em redefinir os contratos educacionais e sociais e as condições de trabalho, está falando de uma agenda social radical. Acredito que devemos – e teremos – mudanças consideráveis na estrutura social deste país.
É isso que a atual política partidária está nos dizendo. Muitas pessoas em ambos os lados sentem que o atual “contrato social”, independentemente de como o definam, não está funcionando para elas. A desigualdade de renda e riqueza são muito reais.
Não estou convencido de que uma “Grande Reinicialização” no estilo WEF seja a resposta.
Felizmente, não acho que o WEF irá muito longe. Mais provavelmente, este é outro exemplo de elites ricas e poderosas lavando suas consciências com falsos esforços para ajudar as massas e, no processo, se tornarem ainda mais ricas e poderosas.