Você é uma pessoa racional ou emocional ?

Você é uma pessoa racional ou emocional ?

Ser muito emocional ou muito racional não é o melhor estado para se comunicar. Se você for muito racional, terá dificuldade em ler a emoção subjacente em uma situação. As emoções agem como nosso guia interior – nos dizendo quando algo está errado. Se você cresceu em um ambiente onde as emoções estavam escondidas, é provável que você ache mais difícil analisar e entender as emoções, suas próprias e as dos outros.

Sua mente tem três estados: a mente racional, a mente emocional e a mente sábia. Todo mundo possui cada um desses estados, mas a maioria das pessoas gravita em torno de um específico na maioria das vezes.

Ser muito racional deixa você em clara desvantagem contra alguém que pode ler bem os outros e tem empatia e percepção de suas próprias emoções. Ser muito emotivo, por outro lado, não é o ideal, porque ser muito emotivo pode fazer com que uma pessoa reaja de maneiras que sabotam suas chances de sucesso.

O melhor lugar para tomar decisões é a mente sábia – uma combinação dos dois estados.

A ‘lacuna’ entre seu cérebro antigo e seu novo cérebro

Você tem a tendência humana muito natural (embora infeliz) de operar a partir de um lugar de pura razão e/ou pura emoção. A explicação para isso, os pesquisadores agora sabem, se resume a como o cérebro está estruturado, em particular a separação de suas regiões “antigas” e “novas”.

O cérebro evolutivamente “velho” é o que compartilhamos com a maioria das outras espécies animais, e muitas vezes atende pelo termo “ cérebro reptiliano ”. Está bem no centro do cérebro, em uma área chamada região límbica. É a sede da emoção crua, baseada no instinto.

O cérebro evolutivamente “novo” é exclusivamente humano. Residindo na área chamada córtex pré-frontal, essa dobra esponjosa de tecido cerebral que fica logo abaixo da testa é desproporcionalmente grande em comparação com todos os outros animais (volume total 25-50% maior). É a sede da razão fria e calculada onde o planejamento, o raciocínio e a execução acontecem.

Você é uma pessoa racional ou emocional ?

É daí que vem o comportamento voluntário, o planejamento, a resolução de problemas, a lógica, a razão, o processamento da linguagem, a compreensão. O novo cérebro é de onde vêm nossos valores, grande parte de nossa personalidade e nossas habilidades sociais. Esta é a parte do cérebro que precisa permanecer no controle quando estamos em conflito.

Existe uma “diferença de idade” fundamental entre o cérebro antigo e o novo. O primeiro evoluiu meio bilhão de anos atrás, e o último apenas algumas centenas de milhares de anos atrás. Por causa disso, existem poucas redes neurais de conexão que correm entre as duas regiões do antigo sistema límbico e o novo neocórtex. Dê uma olhada no mapa do cérebro abaixo. Isso é chamado de imagem do cérebro do conectoma humano .

O velho cérebro e o novo cérebro não falam muito um com o outro .

Essas partes antigas do nosso cérebro, quando autorizadas a assumir o controle, não se importam com sua namorada, seu relacionamento, seus valores ou as consequências de suas ações daqui a três semanas. Tudo o que importa é a sobrevivência, vencer (não perder), dizer ou fazer o que for preciso para sobreviver a uma ameaça percebida. Infelizmente, o cérebro antigo é incapaz de discernir entre uma ameaça emocional e uma física.

A Mente Sábia é criada a partir de mudanças na estrutura neural que conectam as antigas e novas áreas do cérebro .

Muito emocional? (é o seu sistema límbico ou o seu cérebro ‘antigo’)

Esteja atento às seguintes características da mente hiperemocional:

Seus pensamentos e comportamentos parecem estar acontecendo no piloto automático? Você está agindo com muito pouca deliberação ou esforço consciente? Na pior das hipóteses, você sente que está sendo impulsivo e imprudente?
Responder sim a isso significa que você está operando principalmente os processos do Sistema 1 e “decidindo” com um certo nível de imediatismo inconsciente. Essas são marcas da emoção pura que surge da hiperativação da região límbica do cérebro.
Você está pegando certos fatos ou dados e tentando encaixá-los no que você gostaria que acontecesse ou no que você preferiria?
Responder sim a isso significa que você tem um ponto cego mental chamado viés de confirmação . O subproduto de uma mente emocional, esse viés é a tendência de procurar, interpretar, favorecer e recordar informações de uma maneira que confirme suas crenças preexistentes.
Você sente que sua opinião subjetiva é abrangente e absoluta em seu significado pessoal?
Responder sim a isso significa que suas experiências estão sendo processadas como generalizações baseadas em emoções que são personalizadas, estáveis, duradouras e até moralistas .

Você sente que seu estado interior e ações externas são difíceis de controlar ou anular?

Responder sim a isso significa que seu sistema límbico está trabalhando em excesso e não está recebendo os sinais inibitórios do córtex pré-frontal, a região do cérebro responsável por controlar e anular nossos impulsos emocionais automáticos .

Racional demais?? É o seu córtex pré-frontal ou o seu ‘novo’ cérebro

E fique atento às seguintes características da mente hiper-racional:

Seu pensamento/comportamento parece deliberado, feito com cuidadosa consideração e previsão? Você não está decidindo até que todas as informações tenham sido coletadas?
Responder sim a isso significa que você está operando principalmente processos do Sistema 2 , resultantes de uma hiperativação do neocórtex na região pré-frontal do cérebro. Esses processos são conhecidos por retardar a tomada de decisões e julgamentos intuitivos.
Você encontra-se aderindo a todos e quaisquer fatos com os quais se depara e ignorando qualquer coisa que não seja considerada factual?
Responder sim a isso significa que a hiperativação de suas regiões pré-frontais do cérebro está levando você a prestar atenção em certas informações empíricas e longe de qualquer coisa intuitivamente compreendida.
Você está tomando decisões com base apenas em informações externas observáveis ​​e não com base em qualquer coisa derivada de estados internos?
Responder sim a isso significa que você está silenciando a ativação do sistema límbico emocional. Esse sistema é responsável pelas pistas viscerais, baseadas no corpo, que melhoram a tomada de decisão, o que os pesquisadores chamam de Hipótese do Marcador Somático . A mente hiper-racional é desligada desses sinais corporais, levando a decisões e comportamentos abaixo do ideal .
A base do problema com a baixa autoconfiança é que seu cérebro faz com que você alterne entre os dois extremos .

Acontece assim: por um período de tempo, você deixa suas emoções comandarem o show, o que leva a incertezas implacáveis ​​e dúvidas pessoais. Você se cansa da impulsividade e dos problemas que ela leva (tanto dentro de você quanto em seus relacionamentos), e então decide “desligar” a mente emocional.

5 soluções para ser muito racional ou muito emocional – treine sua mente sábia

Se você é muito emocional
Distraia-se com sabedoria e pense na sigla ACEITA (da Terapia Comportamental Dialética)

Você é uma pessoa racional ou emocional ?
Você é uma pessoa racional ou emocional ?

Envolver-se nas atividades acima, estados de atenção plena, padrões desafiadores de pensamento, ajuda a gerenciar suas emoções. O aterramento é especialmente bom para gerenciar emoções intensas. Use a respiração de caixa para ajudar seu cérebro a desligar seu ‘sistema de alarme’ (a amígdala) em seu cérebro.

As emoções não são o inimigo. Parte da razão pela qual você alterna entre os dois extremos é porque acredita que sentir certos estados de humor negativos é ruim para você e sua autoconfiança. Você tem que desafiar essa suposição como parte do treinamento da Mente Sábia.

Racional demais – use sua intuição. Sintonize

Em algum momento, a maior parte do impacto em nossas vidas será emocional (positiva ou negativamente), então por que não usar nossas emoções como pelo menos uma das entradas para tomar essas decisões? São decisões para as quais não faz sentido ser muito racional.

Aqui está como. Quando você pensar em algo que deseja fazer, reserve um momento para perceber como se sente. Você está confortável ou desconfortável? Animado ou assustado? Ligeiramente doente no estômago? Entediado? Dormente? Use esses sentimentos como uma pista.

Veja o tempo com sabedoria (solução 5 para ambos os extremos)
O que é adaptativo, ou “bom”, para nós no curto prazo, muitas vezes é mal adaptativo, ou “ruim”, para nós no longo prazo (e vice-versa).
Na maioria das vezes, o cérebro toma decisões pelo que é bom para nós agora, não pelo que será melhor para nós mais tarde.
Deixando essa ideia para trás por um momento, complete o seguinte exercício:

Escreva por cerca de 2 minutos, sobre qualquer coisa que vier imediatamente à mente. “Depois de acordar, Bill começou a pensar em seu futuro. Em geral, ele esperava…”

Feito? OK. Agora veja o que você escreveu. Não o conteúdo ou o assunto, mas o período de tempo. Você estava pensando em Bill em termos de tarde? Mais tarde na semana? Ou anos na estrada?

Você é uma pessoa racional ou emocional ?
Categoria 1 : Horas ou dias: prazo extremamente curto
Categoria 2 : Dias ou semanas: prazo moderadamente curto
Categoria 3 : Semanas ou 1-2 anos: prazo médio
Categoria 4 : 3-7 anos: prazo moderadamente longo
Categoria 5 : 8+ anos: prazo extremamente longo

Um horizonte de tempo truncado (categorias 1 e 2) é evidência de que você tem uma faixa restrita de atenção temporal. E isso significa que você é particularmente propenso a ocupar a mente emocional/racional e menos propenso a se encontrar no estado da Mente Sábia.

De fato, muitos dos problemas psicológicos profundamente enraizados enfrentados pelas pessoas derivam dessa atenção temporal restrita : vícios, comportamentos compulsivos, maus hábitos, ansiedade e, claro, falta de autoconfiança. De fato, os pesquisadores descobriram que, em resposta à solicitação de redação do projeto de lei que você acabou de fazer, os viciados em heroína consideravam futuros de apenas 9 dias , em comparação com indivíduos normais não viciados que projetavam histórias com uma média de 4,7 anos no futuro.
Você é uma pessoa racional ou emocional ?

Conclusão

A Mente Sábia é o estado ideal para a verdadeira autoconfiança e nos oferece clareza e uma sensação de estar na zona. É a defesa mais forte contra as pressões incapacitantes da dúvida e da indecisão. Quanto mais você ocupa esse estado mental ideal, melhor você fica. Você ficará menos distraído e agirá com uma autoconfiança que pode ajudá-lo a fazer as coisas de forma eficaz e eficiente, e com maior senso de significado pessoal. É uma habilidade que você pode aprender – ser capaz de observar seus pensamentos sem ficar emocionalmente viciado.

Quem Somos

Canal da Dusite

Você é uma pessoa racional ou emocional ?

Rolar para cima