No dia 1º de Junho foi inaugurado a instalação do cabo de fibra ótica entre Brasil e Portugal chamada de EllaLink que vai oferecer uma internet mais segura e rápida para os usuários brasileiros.
O serviços que os usuários se beneficiarão são :
Serviços de streaming, de nuvem e financeiros, como bancos e bolsas de valores, maior capacidade de tráfego.
Alta velocidade e baixa latência : Esse é o tempo que a informação leva para viajar de um ponto a outro. Isso é muito útil para serviços com alto tráfego de dados e tempo de resposta curto, como jogos online e transmissões ao vivo.
Segurança : A conexão direta entre Brasil e Portugal reduz o risco porque os dados não precisam passar por equipamentos de outros países, como os Estados Unidos.
EllaLink terá 6.000 quilômetros de extensão
A cerca de 6.000 quilômetros, EllaLink saiu de Fortaleza, para onde também foram enviadas mensagens de São Paulo e do Rio de Janeiro. Também há links com a Guiana Francesa. O cabo vai da capital do estado do Ceará à cidade portuguesa de Sines, que por sua vez está ligada a Lisboa, Madrid, Barcelona e Marselha por cabos terrestres. No Oceano Atlântico, está também ligada a Cabo Verde, Mauritânia e Marrocos, e Madeira e Canárias.
Velocidade
O cabo tem vida útil de 25 anos e deve garantir uma comunicação mais rápida entre todos os continentes. De acordo com a EllaLink, a empresa que o construiu, ele foi projetado para fluir a 72 megabits por segundo (Tbps). No entanto, as mudanças durante a fase final de instalação aumentaram o número para 100 Tbps. Desde 2014, outros cabos de alta capacidade como o EllaLink foram instalados entre a América do Sul e a América do Norte. Porém, por outro fator, os novos cabos entre Brasil e Portugal os ultrapassaram.
O tempo que leva para que informação chegue na ponta ao outro da EllaLink é menos de 60 milissegundos, também chamado de latência.
Fonte : https://ella.link/